5º ano E/2012
O Porto e a cidade de Santos: um casamento que deu certo
Em 2012, O 5º ano da Escola Viva estuda o tema da ocupação do espaço em diferentes tempos e lugares. Então, no mês de Abril, fizeram um estudo de meio, ou seja, uma viagem que tem como objetivo estudar sobre a ocupação de uma ou mais cidades, nesse caso Santos e Bertioga. Nesta viagem, visitaram e estudaram sobre o Porto de Santos. Na reportagem a seguir vocês saberão um pouco sobre esta pesquisa.
O Porto de Santos surgiu junto com a colonização do Brasil. Os portugueses vieram para cá em 1500, quando “descobriram” o Brasil. Quando Braz Cubas veio ao Brasil, em 1532, teve a ideia de transferir o Porto, que já existia, da baia de Santos, que era um lugar de mar aberto, para o interior do canal, que era um lugar protegido de vários perigos: ventos fortes, ondas e ataques de piratas, que eram muito comuns nesta época.
O Porto servia como lugar para as embarcações portuguesas e de outros países da Europa atracarem, mas ainda era pequeno.
Foi apenas no século 19, com o crescimento do comércio de café, que o Porto de expandiu fortemente! Houve até uma segunda inauguração, agora mais moderna, em 2 de Fevereiro de 1892. Nesta época, a principal mercadoria transportada era o café, mas tinha também açúcar – que era conhecido como ouro branco.
Desde então o Porto não parou mais de crescer, sendo considerado, hoje em dia, o maior porto da América Latina! Em 2007 foi considerado o 39º maior do mundo!
Mas o Porto não cresceu somente em tamanho, cresceu também em capacidade de importaçãoe exportação, ou seja, quando recebe e manda produtos para outros países.
Se antigamente seu principal contato era com o continente europeu, hoje em dia ele exporta e recebe mercadorias de países do mundo inteiro: Alemanha, Sudão, China, Congo, Japão e muitos outros.
Atualmente, muitos outros produtos são transportados, além do café e do açúcar. Suco de laranja, soja, algodão, automóveis, produtos industrializados, álcool e eletrônicos são apenas alguns exemplos dessa grande variedade.
Hoje em dia, o Porto tem 12 km e extensão e 220 metros de largura.
Com este estudo, os alunos perceberam que o crescimento do porto e da cidade de Santos caminharam juntos, “um dependeu do outro para acontecer”, segundo os alunos do 5º E.
O crescimento foi movido pelas necessidades das pessoas e não foi apenas um crescimento de tamanho, mas sobretudo econômico. A cidade de Santos ganhou muito dinheiro com o café e com o crescimento do Porto e, atualmente, é o maior gerador de empregos da baixada santista!
Santos e seus 7 Canais
Assim como o Porto de Santos, os canais tiveram uma grande importância para o crescimento da cidade de Santos. Isso porque, no início do século 19, em pleno sucesso do comércio do café, a cidade de Santos ainda não tinha saneamento básico, ou seja, não tinha esgoto para armazenar as necessidades fisiológicas das pessoas.
Acontecia que essas necessidades fisiológicas iam parar na rua e muitas doenças foram trazidas para a população. A cidade é plana e nos dias de chuva, a água parada com esgoto atraia insetos, bactérias, vírus e doenças. Metade da população morreu devido a essas doenças.
Chega a grande solução
A prefeitura, então, resolveu contratar os serviços de engenheiros, e chamou Francisco Rodrigues Saturnino de Brito para pensar em uma solução. Ele pensou em construir 6 canais, mas no projeto final, acrescentou um, de modo que hoje são 7 canais.
Como funcionam os canais?
Os canais foram construídos como rampas e quando chovia, a água parada com o esgoto, corria direto para o mar deixando as ruas limpas. Porém, de tantas fezes e urinas serem jogadas no mar, ele acabou sendo poluído, o que gerou um segundo problema.
Saturnino de Brito, então, construiu uma comporta. O objetivo era barrar as sujeiras antes de entrarem no mar. Isso funciona desta forma até hoje, contudo a tecnologia avançou e, hoje em dia, parte do esgoto é tratado e a poluição é menor.
|
Um dos canais atualmente |
Em qual canal você mora?
Além de resolver o problema de esgoto, os canais acabaram servindo como ponto de orientação para turistas e moradores. Lá em Santos, em vez de as pessoas falarem o nome de seus bairros, elas falam assim: “moro perto do canal 7, e você?”.
Ao final desta pesquisa, os alunos do 5º E concluíram que os canais foram muito importantes para o crescimento da cidade, pois, sem eles, as pessoas poderiam ter morrido de doenças facilmente evitáveis. Realmente, de acordo com os alunos, “o engenheiro que inventou os canais teve uma ideia brilhante!”.