Conheça Santos

Conheça Santos, uma cidade para descobrir

Santos é uma cidade que fica no litoral do Estado de São Paulo. Fica na Baixada Santista, perto do Guarujá. A distância entre Santos e São Paulo é de 74 km e o tempo gasto na viagem é aproximadamente 1 hora, quando usamos carro.
Santos tem muitas curiosidades, entre elas, os canais que foram projetados por Saturnino de Brito com o objetivo de drenar e escoar a água do solo encharcado pelo excesso de chuvas e dirigi-las ao mar. A água do oceano, que sobe e desce, faz com que a água dos canais não fique parada, evitando assim o criadouro de mosquitos. Atualmente, os canais são considerados pontos de referências, pois os moradores usam para localização:
“Nos encontramos no canal 4”.
“O restaurante fica no canal 2”.
“Eu moro no canal 7”.

Saída do canal para o mar.

Outro lugar que merece ser visitado é a orla. É lá que encontramos o maior jardim de orla do mundo em extensão (7 km). Além de ser um ótimo lugar para passear, nesse espaço encontramos: gibiteca, chuveiros, aparelhos de ginástica, belos jardins, fortes, monumentos e bancos para sentar e apreciar a paisagem. Há quiosques onde é possível tomar lanche e água de coco.

Vista da orla de Santos: chuveirão e bancos para apreciar a paisagem.

Por todos esses motivos, Santos é um lugar interessante para conhecer. Além da orla e dos canais, vale visitar: as praias, o Museu do Café, o centro histórico, o Monte Serrat, o Museu da Sabesp, o porto e a Fortaleza da Barra Grande.
Para chegar a Santos, você pode seguir pelas rodovias Anchieta ou Imigrantes. Pode-se ir de carro, moto ou ônibus (os ônibus partem da Estação Jabaquara de metrô em vários horários).
A visita é recomendada para pessoas de todas as idades e é uma boa opção para passar um dia, um final de semana ou uma temporada de férias.

                                                                                  Produção de texto coletiva – 5ºC