As
velhas águas do Porto de Santos
O dia começou
nublado, mas a nossa vontade de explorar o Porto de Santos estava acalorada.
Toda esta
aventura aconteceu no dia 14 de maio de 2014, quando os alunos do 5º ano saíram
da Escola Viva para seu Estudo de Meio em Santos e Bertioga. A animação era
imensa, quase não cabia dentro dos três ônibus que levaram todos os alunos do
5º ano.
Já com o nosso
foco de estudo definido, partimos animados para estudar um dos locais mais importantes
da cidade de Santos. Fizemos um passeio de barco para ver o Porto de perto e
aprofundar os estudos dos navios e contêineres.
O Porto se
localiza nos municípios de Santos e Guarujá, no estado de São Paulo, é o
principal porto brasileiro. É responsável por mais de 25% do comércio
internacional do Brasil.
(vista
aérea do Porto de Santos. Fonte: http://blogdofavre.ig.com.br/tag/portos/)
Com uma
extensão de mais de 260 metros de cais, o Porto de Santos foi fundado em 2 de
fevereiro de 1892. Na época a administração era feita pela Companhia Docas de
Santos (CDS).
O Porto de
Santos nasceu junto com a colonização do Brasil. Tudo teve início quando Bráz
Cubas ordenou a transferência do porto da baía de Santos para o interior do
canal, onde as águas eram mais calmas e o espaço mais protegido contra
possíveis ataques.
O Porto
viu sua expansão acontecer com a chegada do café no ano de 1850, para dar conta
de exportar o produto, foi construída a São Paulo Railway, em 1867, que ligava
São Paulo a cidade de Santos para facilitar o transporte das mercadorias.
(Foto:
reprodução do livro: Docas
de Santos - Suas origens, lutas e realizações, de Hélio Lobo,Typ.
do Jornal do Commercio - Rodrigues & C. - Rio de Janeiro/RJ, 1936, página 290-a Foto originalmente publicada no livro Santos e a Cia. das Docas - 1904, assim a datação de 1910 citada por Hélio Lobo em
seu livro, está incorreta).
Ao exportar café
em grandes quantidades para todo o mundo, Santos começou a atrair muitas
pessoas que queriam empregos e foi com a renda destas exportações que a cidade
começou a se urbanizar e se desenvolver mais e mais.
No ano de 1888
foi criada a empresa Gaffrée, Guinle & Cia, com sede no Rio de Janeiro,
depois transformada em Empresa de Melhoramentos do Porto de Santos e, em
seguida, em Companhia Docas de Santos, esta empresa foi autorizada a construir
e explorar, por 39 anos, depois ampliado para 90 anos, o Porto de Santos.
O cotidiano do
Porto se resume em açúcar, café, laranja, algodão, adubo, carvão, trigo, sucos
cítricos, soja, veículos, em milhões de quilos. O Porto entrou em nova fase de
exploração e muitas empresas estão arrendando algumas de suas instalações, ou
seja, o crescimento é inevitável.
Temos certeza
que nem o primeiro navio que atracou no Porto, o inglês "Nasmith",
poderia imaginar que este viria a ser o maior porto da América Latina e que seu
crescimento estava longe de se estabilizar.
São muitos os
profissionais que trabalham no porto, o que achamos mais curioso e diferente é
o trabalho do Prático, que tem como função estacionar os navios que chegam ao
porto. Todo porto tem seu prático porque
quando o navio chega, não dá para ele se estacionar sozinho.
Recentemente o
Porto passou por um incêndio no armazém X. O incêndio aconteceu no dia 3 de
agosto de 2014 e destruiu (queimou) cerca de 15 mil toneladas de açúcar.
Contudo, vale
lembrar também que na temporada de cruzeiros o Porto conta com um terminal para
embarque e desembarque de turistas. Ultimamente esta opção de turismo cresceu
muito no Brasil, gerando muitos empregos temporários.
(Terminal
de passageiros do Porto de Santos. Fonte:
http://fateclog.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html)