Porto de Santos


As velhas águas do Porto de Santos

O dia começou nublado, mas a nossa vontade de explorar o Porto de Santos estava acalorada.
Toda esta aventura aconteceu no dia 14 de maio de 2014, quando os alunos do 5º ano saíram da Escola Viva para seu Estudo de Meio em Santos e Bertioga. A animação era imensa, quase não cabia dentro dos três ônibus que levaram todos os alunos do 5º ano.
Já com o nosso foco de estudo definido, partimos animados para estudar um dos locais mais importantes da cidade de Santos. Fizemos um passeio de barco para ver o Porto de perto e aprofundar os estudos dos navios e contêineres.
O Porto se localiza nos municípios de Santos e Guarujá, no estado de São Paulo, é o principal porto brasileiro. É responsável por mais de 25% do comércio internacional do Brasil.

(vista aérea do Porto de Santos. Fonte: http://blogdofavre.ig.com.br/tag/portos/)

Com uma extensão de mais de 260 metros de cais, o Porto de Santos foi fundado em 2 de fevereiro de 1892. Na época a administração era feita pela Companhia Docas de Santos (CDS).
O Porto de Santos nasceu junto com a colonização do Brasil. Tudo teve início quando Bráz Cubas ordenou a transferência do porto da baía de Santos para o interior do canal, onde as águas eram mais calmas e o espaço mais protegido contra possíveis ataques.
O Porto viu sua expansão acontecer com a chegada do café no ano de 1850, para dar conta de exportar o produto, foi construída a São Paulo Railway, em 1867, que ligava São Paulo a cidade de Santos para facilitar o transporte das mercadorias.

(Foto: reprodução do livro: Docas de Santos - Suas origens, lutas e realizações, de Hélio Lobo,Typ. do Jornal do Commercio - Rodrigues & C. - Rio de Janeiro/RJ, 1936, página 290-a Foto originalmente publicada no livro Santos e a Cia. das Docas - 1904assim a datação de 1910 citada por Hélio Lobo em seu livro, está incorreta).

Ao exportar café em grandes quantidades para todo o mundo, Santos começou a atrair muitas pessoas que queriam empregos e foi com a renda destas exportações que a cidade começou a se urbanizar e se desenvolver mais e mais.
No ano de 1888 foi criada a empresa Gaffrée, Guinle & Cia, com sede no Rio de Janeiro, depois transformada em Empresa de Melhoramentos do Porto de Santos e, em seguida, em Companhia Docas de Santos, esta empresa foi autorizada a construir e explorar, por 39 anos, depois ampliado para 90 anos, o Porto de Santos.


O cotidiano do Porto se resume em açúcar, café, laranja, algodão, adubo, carvão, trigo, sucos cítricos, soja, veículos, em milhões de quilos. O Porto entrou em nova fase de exploração e muitas empresas estão arrendando algumas de suas instalações, ou seja, o crescimento é inevitável.
Temos certeza que nem o primeiro navio que atracou no Porto, o inglês "Nasmith", poderia imaginar que este viria a ser o maior porto da América Latina e que seu crescimento estava longe de se estabilizar.
São muitos os profissionais que trabalham no porto, o que achamos mais curioso e diferente é o trabalho do Prático, que tem como função estacionar os navios que chegam ao porto.  Todo porto tem seu prático porque quando o navio chega, não dá para ele se estacionar sozinho.
Recentemente o Porto passou por um incêndio no armazém X. O incêndio aconteceu no dia 3 de agosto de 2014 e destruiu (queimou) cerca de 15 mil toneladas de açúcar.
Contudo, vale lembrar também que na temporada de cruzeiros o Porto conta com um terminal para embarque e desembarque de turistas. Ultimamente esta opção de turismo cresceu muito no Brasil, gerando muitos empregos temporários.

(Terminal de passageiros do Porto de Santos. Fonte: http://fateclog.blogspot.com.br/2012_04_01_archive.html)

         Não deixe de conhecer o Porto de Santos, afinal sua grandiosa estrutura impressiona todos que passam por lá.  Muitas informações interessantes podem ser encontradas no site www.portodesantos.com.br/.