sábado, 18 de junho de 2011

Bertioga - 5º Ano - 2011


5º ano/2011


Bertioga é uma cidade litorânea, localizada no paredão da Mata Atlântica, entre Santos e São Sebastião. Foi fundada pelos índios, antes da chegada dos colonizadores portugueses, em 1500.

Antigamente era chamada de Buriquioca, pelos índios. O nome provém do pequeno morro local, assim chamado pelos indígenas. Buriqui é uma “espécie de macaco grande”, e oca, “morada, pouso, casa, recolhimento”. Esses são os elementos com os quais se compõe a palavra que foi sendo alterada com o tempo, pelos portugueses colonizadores, até tornar-se Bertioga.

A pequena cidade, conhecida mais por suas praias, possui belíssimas paisagens, graças à exuberância da Mata Atlântica preservada, que compõe o grande paredão da Serra do Mar, no lado oeste do município.

É um paraíso verde, cortado por trilhas e rios de águas cristalinas, e embalado pelo som emitido por uma das maiores variedades de pássaros do mundo. A natureza é, sem dúvida, o principal atrativo de Bertioga.

Atualmente é uma cidade com muitos habitantes, mas que ainda preserva construções antigas que contam a sua história, como o forte São João, o mais antigo do Brasil.

Vista da janela da guarita do forte São João
Entrada canal de Bertioga





Guarita do forte São João
      O forte São João é uma das construções mais importantes de Bertioga, localizado na entrada do canal de Bertioga, na praia da Enseada. A construção mais antiga do Brasil data de 1532, feita em palhiçada[1] para proteção dos colonizadores contra os ataques indígenas e de piratas.

Após uma batalha entre índios Tupinambás e  Tupiniquins, que lutavam junto aos portugueses, o forte  foi destruído por um incêndio e  reconstruído em 1547, com materiais como pedras, óleo de baleia, conchas, areia e água. Uma parede do forte permanece até hoje, como o original. Dentro dele há vários canhões, bombas,  réplicas armaduras, etc. Há duas guaritas com janelinhas, uma do lado esquerdo e  outra do direito, feitas para se ver o mar de vários ângulos . 

Com uma visão ampliada das embarcações que chegavam pela costa, os colonizadores protegiam a entrada do canal de Bertioga para Santos e também a cidade. Hoje em dia o forte funciona como um museu e é um ponto turístico de Bertioga.

Na entrada, há um parque com esculturas de índios e portugueses que contam um pouco da história desse lugar. Em frente ao forte, há uma praia chamada Enseada, cujas águas são escuras e de areia firme. 

[1]Estacada de varas ou troncos fincados no solo, ligados entre si, para servir de defesa contra ataques.

Canhão do forte

Forte São João visto da praia da Enseada