5º
ano B/2011
Santos
tem uma orla muito extensa. Orla é uma faixa de areia em frente ao mar e na
cidade de Santos ela possui um grande jardim e muitos prédios.
Do mar
é possível ver os prédios tortos da orla. O solo desta região é de areia e
argila e, com o vento e a chuva, ele se movimenta um pouco. “Todos os prédios
precisam de uma fundação, isto é, uma estrutura subterrânea (pilares)
responsável pela sustentação e estabilidade da construção no solo”, segundo o
engenheiro José Luiz Castro. Os prédios de Santos precisariam ter 55 metros de
fundação, mas, ao em vez disso, os prédios tortos foram feitos com apenas 2 ou
3 metros desta estrutura. Assim, os prédios se “movimentaram” para o lado e
ficaram tortos. Olhando de longe, parece que um prédio vai encostar no outro,
produzindo um efeito dominó.
TEM CONSERTO!
Hoje existe um
equipamento hidráulico, um "macaco gigante", usado para desentortar os
prédios. O "macaco" é uma ferramenta que usamos para levantar objetos
grandes, como carros.
No
caso dos prédios, são usados dois macacos auxiliares e um principal, por
pilar, para sustentá-lo. O prédio levanta alguns centímetros e os pilares são
refeitos depois do nivelamento do prédio, de acordo com engenheiro José Luiz
Castro. Esse trabalho demora aproximadamente cinco dias e custa por volta
de R$ 900.000,00.
CURIOSIDADE: Os
prédios são tão tortos que quando alguém vai cozinhar um bolo, ele
sai torto.
O macaco
hidráulico foi
inventado em 1812 por Joseph Bramah,
engenheiro inglês, baseado
no princípio de Blas Pascal, cientista
francês do século XVII.
O MAIOR
PORTO DA AMÉRICA LATINA
O Porto de Santos está localizado na
cidade do mesmo nome, no Estado de São Paulo. Distante cerca de 70km da capital
do Estado, a terceira maior cidade do mundo, o porto é servido por
duas ligações ferroviárias e duas estradas que o ligam com o sul do
país, o que facilita a distribuição das cargas pelo País.
Hoje em dia ele é o maior porto da
América Latina. Mas como o porto ficou tão grande assim? Quando fundaram
a cidade de Santos, no século XVI, houve a necessidade de fazer um
porto, para as pessoas embarcarem/desembarcarem e transportarem mercadorias,
pois o transporte era feito geralmente pelo mar. No século XIX,
havia muitas plantações de café no Brasil e o produto era muito
bom. Diversos países da Europa e os Estados Unidos queriam
comprá-lo. Com isso o Porto cresceu e se desenvolveu, tornando-se hoje o maior
porto da América Latina.
MERCADORIAS DO PORTO
Hoje em dia, no Porto, circulam muitas
mercadorias, como comida, açúcar, grãos, carros, peças de automóveis, e outros.
Elas ficam em galpões e são transportadas em contêiners ou por esteiras
que as jogam diretamente nos navios.
Quando
os navios chegam ao Porto de Santos, o prático estaciona o navio. Ele tem que
saber falar fluentemente ao menos três línguas e ganha por volta de 40 mil
reais por mês, já que esse é um trabalho bem específico.
As
mercadorias são então descarregadas e há máquinas que tiram os contêiners
dos navios, que depois são colocados em caminhões e levados para
diversos lugares do país.
No
Porto há barcos rebocadores, da Polícia Federal, Vigilância Sanitária e outros
que levam Água potável para os navios. Há também o transporte de pessoas,
principalmente em navios de cruzeiros.
Navio carregado
Carregamento do navio
|
OS CASCOS DOS NAVIOS TÊM DUAS CORES. AO FICAR
CHEIO E PESADO, APENAS UMA COR APARECE.NO BARCO REBOCADOR, HÁ PNEUS PARA QUE QUANDO
O NAVIO FOR ESTACIONADO O CASCO NÃO ESTRAGUE.
NAS CORDAS QUE AMARRAM O NAVIO NO
CAIS, COLOCA-SE UMA ARMADILHA PARA QUE RATOS NÃO ENTREM NO
NAVIO.
QUANDO O NAVIO ESTÁ VAZIO, ENCHEM-NO COM
ÁGUA PARA QUE TENHA ESTABILIDADE. DEPOIS TIRAM A ÁGUA DO NAVIO E COLOCAM AS
MERCADORIAS.
OUTRAS DESCOBERTAS
Em um passeio de barco pelo Porto,
pode-se ver muitos trabalhadores, a orla de Santos com seus prédios tortos,
alguns pontos turísticos, como o Monte Serrat, São Vicente e um pouco do
Guarujá.
Você sabe o que guardam os
conteiners brancos?
Eles são refrigerados!
Não são de refrigerante e sim
gelados, por isso podem transportar
alimentos.
CANAIS
DE SANTOS
Os canais de Santos foram idealizados por Saturnino
de Brito, em 1907. Foram construídos para drenar os terrenos alagadiços da cidade e
conduzir as águas pluviais para o mar, pois a água parada causava dengue
e outras doenças na população.
Saturnino de Brito
No início do século XX os canais também
eram usados como meio de locomoção. As pessoas usavam canoas para fazer o
trajeto praia-centro pelos canais.
Construção do canal
|
Os canais se estendem por toda a cidade, não tem
ligações entre si e também são pontos de referência. A água é verde escura, com
folhas que caem das árvores e há garrafas PET boiando, fazendo parecer um
esgoto. Próximo ao mar, o muro dos canais ficam mais baixos e a água fica mais
clara.
Os canais cruzam a
cidade, passam pela praia e caem no mar.
Pontes permitem
que as pessoas os atravessem.
Há também escadas
usadas para fazer manutenção dos canais.
O canal, ao chegar
na avenida da praia, passa por baixo da rua para
não atrapalhar os
carros e eles conseguirem cruzar.
Localização dos Canais