sexta-feira, 3 de junho de 2011

Porto e Canais - 5º Ano B - 2011


5º ano B/2011 


              Santos tem uma orla muito extensa. Orla é uma faixa de areia em frente ao mar e na cidade de Santos ela possui um grande jardim e muitos prédios.

    Do mar é possível ver os prédios tortos da orla. O solo desta região é de areia e argila e, com o vento e a chuva, ele se movimenta um pouco. “Todos os prédios precisam de uma fundação, isto é, uma estrutura subterrânea (pilares) responsável pela sustentação e estabilidade da construção no solo”, segundo o engenheiro José Luiz Castro. Os prédios de Santos precisariam ter 55 metros de fundação, mas, ao em vez disso, os prédios tortos foram feitos com apenas 2 ou 3 metros desta estrutura. Assim, os prédios se “movimentaram” para o lado e ficaram tortos. Olhando de longe, parece que um prédio vai encostar no outro, produzindo um efeito dominó.



     
TEM CONSERTO!

     Hoje existe um equipamento hidráulico, um "macaco gigante", usado para desentortar os prédios. O "macaco" é uma ferramenta que usamos para levantar objetos grandes, como carros.
No caso dos prédios, são usados dois macacos auxiliares e um principal, por pilar, para sustentá-lo. O prédio levanta alguns centímetros e os pilares são refeitos depois do nivelamento do prédio, de acordo com engenheiro José Luiz Castro. Esse trabalho demora aproximadamente cinco dias e custa por volta de R$ 900.000,00. 


CURIOSIDADE: Os prédios são tão tortos que quando alguém vai cozinhar um bolo, ele sai torto.

macaco hidráulico foi inventado em 1812 por Joseph Bramah, engenheiro inglês, baseado no princípio de Blas Pascal, cientista francês do século XVII.















O MAIOR PORTO DA AMÉRICA LATINA


O Porto de Santos está localizado na cidade do mesmo nome, no Estado de São Paulo. Distante cerca de 70km da capital do Estado,  a terceira maior cidade do mundo,  o porto é servido por duas ligações  ferroviárias e duas estradas que o ligam com  o sul do país, o que facilita a distribuição das cargas pelo País.
Hoje em dia ele é o maior porto da América Latina.  Mas como o porto ficou tão grande assim? Quando fundaram a cidade de  Santos, no século XVI, houve a necessidade de  fazer um porto, para as pessoas embarcarem/desembarcarem e transportarem mercadorias, pois o transporte era feito geralmente  pelo mar. No século XIX,  havia muitas plantações de café no Brasil e o produto  era muito bom.   Diversos países da Europa e os Estados Unidos queriam comprá-lo. Com isso o Porto cresceu e se desenvolveu, tornando-se hoje o maior porto da América Latina.


Porto atualmente


 MERCADORIAS DO PORTO

Hoje em dia, no Porto, circulam muitas mercadorias, como comida, açúcar, grãos, carros, peças de automóveis, e outros.  Elas ficam em galpões e são transportadas em contêiners ou por esteiras que as jogam diretamente nos navios.
 Quando os navios chegam ao Porto de Santos, o prático estaciona o navio. Ele tem que saber falar fluentemente ao menos três línguas e ganha por volta de 40 mil reais por mês, já que esse é um trabalho bem específico.
As mercadorias são então descarregadas e há máquinas que tiram os contêiners dos navios, que depois são colocados em caminhões e levados para diversos lugares do país. 

No Porto há barcos rebocadores, da Polícia Federal, Vigilância Sanitária e outros que levam Água potável para os navios. Há também o transporte de pessoas, principalmente em navios de cruzeiros.

                                                 Navio carregado




Carregamento do navio


   OS CASCOS DOS NAVIOS TÊM DUAS CORES. AO FICAR CHEIO E PESADO, APENAS UMA COR  APARECE.NO BARCO REBOCADOR, HÁ PNEUS PARA QUE QUANDO O NAVIO FOR ESTACIONADO O CASCO NÃO ESTRAGUE.

  NAS CORDAS QUE AMARRAM O NAVIO NO CAIS, COLOCA-SE UMA ARMADILHA PARA QUE RATOS NÃO ENTREM NO NAVIO.    

       QUANDO O NAVIO ESTÁ VAZIO, ENCHEM-NO COM ÁGUA PARA QUE TENHA ESTABILIDADE. DEPOIS TIRAM A ÁGUA DO NAVIO E COLOCAM AS MERCADORIAS.


OUTRAS DESCOBERTAS

Em um passeio de barco pelo Porto, pode-se ver muitos trabalhadores, a orla de Santos com seus prédios tortos, alguns pontos turísticos, como o Monte Serrat, São Vicente e um pouco do Guarujá.


Você sabe o que guardam os conteiners brancos? 
Eles são refrigerados!
Não são de refrigerante e sim gelados, por isso podem transportar alimentos.




CANAIS DE SANTOS

Os canais de Santos foram idealizados por Saturnino de Brito, em 1907. Foram construídos para drenar os terrenos alagadiços da cidade e conduzir as águas pluviais  para o mar, pois a água parada causava dengue e outras doenças na população.  


Saturnino de Brito



No início do século XX os canais também  eram usados como meio de locomoção. As pessoas usavam canoas para fazer o trajeto praia-centro pelos canais.




                                                     Construção do canal

Os canais se estendem por toda a cidade, não tem ligações entre si e também são pontos de referência. A água é verde escura, com folhas que caem das árvores e há garrafas PET boiando, fazendo parecer um esgoto. Próximo ao mar, o muro dos canais ficam mais baixos e a água fica mais clara.

  

Inauguração do canal da Rua Rangel Pestana, 1907.


Fila para andar de barco pelo canal



Canal atualmente

Os canais cruzam a cidade, passam pela praia e caem no mar.
Pontes permitem que as pessoas  os atravessem.

Há também escadas usadas para fazer manutenção dos canais.
O canal, ao chegar na avenida da praia, passa por baixo da rua para
não atrapalhar os carros e eles conseguirem cruzar.     



Localização dos Canais