terça-feira, 13 de agosto de 2013

Centro Histórico de Santos - 5º ano A - 2013

Centro Histórico de Santos

       Santos guarda muita história; composto por edifícios e monumentos que representam os diferentes períodos de nossa história.
Desde a sua fundação, em 1545, até o começo do século XIX, Santos teve um lento ritmo de crescimento, mantendo por dois séculos a mesma estrutura física e urbana.
A partir de 1850, com a chegada do café ao estado de São Paulo e principalmente com a inauguração da ferrovia São Paulo Railway, em 1867, Santos entra em um forte processo de desenvolvimento econômico, que se prolonga por cem anos, até o começo de 1967.

É nesta fase que se concentra a construção de seu rico patrimônio histórico. Após esse período, o comércio de Santos desloca-se para outras regiões da cidade, levando o Centro a uma longa fase de esquecimento, porém torna-se o principal fator da preservação de casarões e palácios construídos durante o período do café.
Atualmente o Centro de Santos concentra algumas construções consideradas patrimônio histórico como o Museu do Café (Bolsa Oficial do Café), a Casa da Frontaria Azulejada, a Estação do Valongo, entre outros.
O Museu do Café foi construído em 1922, no centro da cidade de Santos, pelo Governo do Estado. Lá funcionava a Bolsa Oficial do Café onde eram feitas as negociações de compra e venda do café. O local contem fotos, pinturas e uma bela arquitetura. Na área interna do museu encontramos um belíssimo vitral feito pelo artista Benedito Calixto, como também três pinturas representando diferentes períodos da história.
Próximo ao museu, encontramos a Casa da Frontaria Azulejada. A fachada colorida e azulejada possui ladrilhos portugueses que mostram a influência de Portugal no Brasil. Os azulejos eram usados como decoração e para refrescar as varandas.  O piso superior dessa casa era usado para moradia. O térreo, onde também se localizava a moradia dos escravos, caracterizando uma senzala urbana, destinava-se ao comércio. A casa foi feita em formato de 'U', com os fundos voltados para o porto, de onde chegavam as mercadorias que eram transportadas em canoas, por um canal, até o armazém que ficava no térreo. A altura das portas permitia o acesso de carruagens ao pátio interno.
A Estação do Valongo, de 1860, é uma cópia reduzida da Victoria Station de Londres e representa o mais típico exemplo da arquitetura vitoriana do século XIX em Santos. A estação servia à Estrada de Ferro da São Paulo Railway, construída para atender o intenso comércio que o porto atraía e que contribuiu para intenso desenvolvimento da região.
Nas ruas XV de Novembro e do Comércio é muito comum encontrar grãos de café espalhados pelo chão. Isso acontece porque o produto sempre cai das latinhas dos classificadores que circulam entre os escritórios de café, instalados nessas vias. 
Pudemos observar algumas fachadas e uma em especial nos chamou a atenção. Ela tinha pedras pretas, a janela e o portão tinham uma estrutura de ferro. Descobrimos que o local, antigamente, já havia sido uma companhia de importação e um banco. Atualmente é uma pizzaria. Ao longo do caminho percebemos diferentes tipos de construções. Algumas mais recentes e outras bem antigas.
Não podemos esquecer o passeio turístico de bonde. Um transporte usado antigamente que reconta a história de Santos.
A cidade é repleta de histórias e pode ser visitada por todos.
5º ano A